Playmaker - O futebol em números!

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

ValenciaEspanha
EspanhaAtlético Madrid
Greuther FurthAlemanha
AlemanhaBorussia Dortmund
Crystal PalaceInglaterra
InglaterraLiverpool
Sporting
Crónica
Sporting perde pela primeira vez o troféu

Banda leonina desafinou e Troféu Cinco Violinos foi para Itália

2018/08/05 21:28
Texto por Hugo Filipe Martins

Pela primeira vez, o Sporting perdeu o Troféu Cinco Violinos. A equipa leonina empatou (1x1) com o Empoli no tempo regulamentar e viu o troféu fugir para as mãos da equipa italiana nas grandes penalidades. Apesar de não ter arrecadado o troféu, a equipa de José Peseiro dominou a partida durante mais de uma hora e pode queixar-se da falta de acerto na finalização para justificar este desaire.

Processos ofensivos estão estudados, a finalização não

No último teste antes de arrancar a nova temporada, José Peseiro apostou num onze mais rotinado e que deve estar próximo daquele que vai começar o campeonato frente ao Moreirense, mantendo também o 4x2x3x1 que tem sido utilizado na pré-época.

Bas Dost andou a rondar o golo na primeira parte ©Bruno de Carvalho / Kapta+
O calor que se fez sentir não permitiu aos leões jogar num ritmo muito elevado, ainda assim a equipa verde e branca dominou praticamente por completo a partida diante do Empoli, equipa que regressa esta época à Série A italiana. Quando ainda havia alguma frescura física, a equipa leonina demonstrou uma intensidade interessante e foi rápida a criar perigo, num cabeceamento de Bas Dost que saiu por cima.

A largura e profundidade oferecida por Jefferson e Ristovski permitiu vários cruzamentos à equipa leonina, mas eram as combinações em espaços interiores que mais ameaçavam a baliza do Empoli. Bruno Fernandes e Nani mostraram, em várias ocasiões, um bom entendimento e daí nasceram algumas oportunidades, mas ninguém estava a conseguir acertar com a baliza da formação italiana, ainda que Bruno Fernandes tenha atirado ao poste no fecho da primeira parte. 

Leão marcou e... caiu de rendimento

Apesar das falhas na finalização, a equipa leonina tinha colocado em campo processos interessantes e só tinha ficado a faltar o golo, algo que Misic se encarregou de resolver logo a abrir a segunda parte. O médio croata fez aquilo que os seus companheiros não tinham conseguido e aproveitou um ressalto para abrir a contagem com um belo remate em arco a não dar hipótese a Provedel.

Sporting caiu depois do golo de Misic ©Bruno de Carvalho / Kapta+
O golo entusiasmou a equipa sportinguista, que se manteve subida no terreno à procura de fazer o segundo, só que os homens da frente estavam mesmo em final de tarde desinspirada e com o passar do tempo a equipa leonina caiu muito de rendimento e permitiu a subida do Empoli, que até então só tinha aparecido em contra-ataque.

A formação italiana passou a ter mais bola e acabou mesmo por chegar ao golo, na sequência de um passe de Traoré finalizado por Gumina já na área do Sporting, que estava a passar por momentos de desconcentração (e alguma quebra física) que só não resultaram na reviravolta porque Mathieu, em cima da linha, impediu o segundo de Gumina.

Nos momentos finais, a várias alterações operadas por Peseiro acabaram por voltar a colocar o Sporting por cima, ainda que o jogo tenha ficado um bocado partido. Sem conseguir marcar, o vencedor do Troféu Cinco Violinos decidiu-se nas grandes penalidades e aí o Empoli foi mais forte do que os leões. Matheus Pereira e Jefferson desperdiçaram e o Sporting, pela primeira vez, perdeu o Troféu Cinco Violinos. 

O tempo para errar chegou ao fim e no próximo fim de semana já é a sério. O Sporting arranca o campeonato em Moreira de Cónegos, frente ao Moreirense, e os leões sabem que terão de fazer muito melhor, especialmente na finalização, para conseguirem uma época positiva. Ainda há tempo para trabalhar, mas começa a escassear...

U Domingo, 05 Agosto 2018 - 19:00
Estádio José Alvalade
1-1
Josip Misic 51'
Antonino La Gumina 69'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
A Chave
Minutos depois do golo de Misic, o Sporting criou ocasiões claras para marcar, mas desperdiçou e acabou por deixar o Empoli crescer na partida. Os italianos marcaram e depois deram-se melhor com os penáltis.
O Árbitro
Arbitragem bastante tranquila, sendo que o ritmo de jogo ajudou.
O Melhor
Processos e entendimento ofensivo
Falharam-se muitos golos, mas para se puder dizer isto têm de surgir oportunidades e a verdade é que elas apareceram. Tudo por culpa de um entendimento já a um nível aceitável no ataque leonino e a bons processos da equipa de José Peseiro, que se tem conseguido envolver no ataque através de jogo interior e exterior.
O Pior
Finalização por apurar
O pecado foi apontado no espaço ao lado. A doer não podem desperdiçar-se tantas oportunidades. Está na hora de afinar a mira.
Forma
Sporting
2018/2019
0J
0V
0E
0D
0-0G
Empoli
2018/2019
0J
0V
0E
0D
0-0G
Fotografias(21)
Troféu Cinco Violinos: Sporting x Empoli
Troféu Cinco Violinos: Sporting x Empoli
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
EMPOLI
Comentários (57)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Nomak
2018-08-06 15h48m por senhor-doctor
Eu sempre fui apoiante de BdC até as declarações após o jogo de Madrid, e sempre o defendi. Quando tudo parecia que não podia piorar, há ameaças de suspender os jogadores todos, criou-se uma grande instabilidade e divisão. . . E no fim deixamos escapar a Liga dos Campeões e eventualmente Taca da Liga. BdC não soube gerir esta situação, deixou o seu ego e emoções falarem mais alto. . . . Péssima gestão que deixou tudo a perder. .

Sim foi mesmo sugerido que ele tivesse um ...ler comentário completo »
Doctor
2018-08-06 14h37m por Nomak
E eu não estou a cuspir em nada. Simplesmente não consigo estar interessado no clube nestes termos e não sou hipócrita ao ponto de me rever no clube independentemente das quem lá esteja.

Não consigo bater palmas a Sousa Cintra depois de andar aos abraços com a Tânia Laranjo , a autora da noticia cashball , a historia mais mal contada do ano e que ninguém mais ouviu falar há meses e inclusive onde ficou se a saber que o homem foi afinal foi pago pela CMTV para vir a publico....ler comentário completo »
Doctor
2018-08-06 14h19m por Nomak
O JJ teve "o que quis" fruto da da melhoria da situação financeira desenvolvida nas épocas de Jardim MS e do próprio JJ na 1ª época resultando em grandes vendas que permitiram depois um investimento forte no plantel com jogadores caros como Coates, BF, Dost. É natural que houvesse um incentivo maior para a aposta na formação para reduzir custos pois fazia tudo parte de um processo de revitalização que culminou no excelente plantel construído o ano passado.

Não esquecer que ...ler comentário completo »
NomaK
2018-08-06 13h17m por senhor-doctor
-Quanto mais cedo saísse, mais cedo se resolviam os problemas. BdC já tinha dado esses tiques na época do Jardim, aonde as vezes queria mandar nas escolhas do treinador. Teve os mesmos tiques na época do Marco Silva aonde dizia que os da formação/B era solução para tudo (mas depois JJ tem tudo o que quer), e houve ate um momento em que Nani saiu em defesa dos jogadores "quem gosta de ganhar tem de saber perder". . . . Isso eram sinais do que se veio a acontecer era inevitável, deixa tudo ...ler comentário completo »
Sporting
2018-08-06 12h53m por CR28
Com esta amostra de treinador fica difícil. . . que gajo de fraco.
Espero que me cale, sinceramente, porque eu não quero que aconteça o que eu penso que vai acontecer. Por favor Peseiro, faz-me engolir um sapo, é só isso que peço.
Saudacoes
2018-08-06 12h16m por Forza_Lega
Realmente era um tridente que deixou os olheiros do Real Madrid de boca aberta.
Cont
2018-08-06 12h05m por SCP_SUPPORTER
Suplentes: a maioria sem tempo de mostrar serviço ainda assim destaco Raphinha, Mané (trouxe irreverência) e apesar de muito pior do que é costume Matheus porque traz alternativas diferentes.
Treinador: começo a não o perceber. Adapta Acuña a médio, não me tinha ocorrido mas foi uma bela ideia, a seguir volta a trás e põe o homem a extremo puro. Apesar de tudo a equipa joga bem falta melhorar a finalização, é inaceitável falhar tanto golo. Nota só para aquele tridente muito interessante Raphinha Mané Matheus
SL
SCP 5 Violinos
2018-08-06 12h00m por SCP_SUPPORTER
Só vim comentar hoje, porque já estou de cabeça mais fria. Sim, porque depois de ver ao vivo um jogo em que ao intervalo tínhamos obrigação de estar a ganhar 2/3-0 e acaba 1-1. . .
Quanto aos jogadores
Vivano: sem trabalho
Ristovski: Comboio, só acho que por vezes (neste jogo só aconteceu uma) devia chutar em vez de cruzar mas pronto é só um ponto não muito significante
Coates e Mathieu: Que dupla! Então o francês genial e de pensar que veio a custo 0
Jeff...ler comentário completo »
senhor-doctor
2018-08-06 11h56m por Nomak
Quando mais tarde pior, porque? Qual especificamente foi o beneficio para o clube da AG ser na pré época o quanto antes? O único beneficio prático que alguns podiam sonhar era que os jogadores voltassem mas isso rapidamente se provou (como era mais que óbvio) que afinal não era por BdC sair que voltariam, portanto, porque é que ele tinha de sair o quanto antes? O Sporting jogar mal também era culpa de BdC? Culpa de BdC foi proporcionar o melhor plantel do últimos 15/20 anos , isso sim foi cul...ler comentário completo »
Nomak
2018-08-06 11h45m por senhor-doctor
Bruno de Carvalho tinha de sair. E quanto mais tarde pior seria. Agora culpar, apontar o dedo e dizer "parabéns 71%" é pura covardia. O Sporting na época passada nao jogava bem, um grande plantel, e quando ganhava, era por 1 golo de diferença, muitas vezes perto do fim ou com muito sofrimento nos últimos 10-30 minutos. Com 6 jogadores que rescindiram e nao voltaram e ainda venda de Piccini sao 5 titulares que saíram. Ninguem disse que o Sporting iria de 0 para 100 com a saida de BdC, ...ler comentário completo »
Sporting
2018-08-06 11h17m por gvg177
Cada vez se vem mais a confirmar que Peseiro não é o homem certo para o leme. Perdemos alguns jogadores do onze titular mas nesta fase da pré-época não era para estarmos a jogar assim.
Sebástian Coates esteve demasiado dormente neste jogo na minha opinião, Mathieu foi imperial e está tornado num verdadeiro patrão daquela defesa, Ristovski continua a mostrar serviço e leva vantagem sobre Bruno Gaspar, Jefferson faz uma boa época no Braga e chega ao Sporting parece que desaprende tudo,...ler comentário completo »
Jokky
2018-08-06 08h27m por Nomak
Se formos a falar exclusivamente na preparação da pré época, foram os sócios que acharam por bem mudar uma direcção em plena pré época, portanto a culpa é de facto do Marta Soares e dos sócios que entenderam ir na conversa pois o que não faltaram foram avisos que era irresponsável realizar eleitores ou destituições nesta altura e além do mais se era vontade dos sócios uma destituição podiam aguardar que a pré época fosse delineada.

E agora tu perguntas-me "ah mas e as rescisõe...ler comentário completo »
voltou_apito_do urado
2018-08-06 00h04m por PORTO__INVICTUS
Qual foi a lotaçao hoje?!
porto_invictu
2018-08-06 00h02m por voltou_apito_dourado
Tinha mais gente que ontem em aveiro
Nomak
2018-08-06 00h01m por Jokky
O comentário a que tu respondeste no início falava apenas do ponto de vista desportivo. No resto das coisas não sei pois não acompanhava muito futebol na altura que mencionei. O Bruno de Carvalho fez coisas positivas, tu mencionaste algumas. O que ele fez de positivo pode perfeitamente permanecer com uma nova direção, eu acho é que é completamente ilógico e ignorante culpar quem votou para destituir o BdC por algo que tenha corrido mal com a preparação desta temporada visto que nenhum dos candidatos esteve envolvido na mesma.
SPORTING
2018-08-06 00h00m por PORTO__INVICTUS
Estava no Shopping e vi imagens do jogo. . . o Estádio às moscas. . xD
so disparates por aqui
2018-08-05 23h57m por voltou_apito_dourado
Dá ideia que em media cada user ja bebeu cinco garrafões
Sporting
2018-08-05 23h39m por 4lfredo
E lá está, o que vinha a dizer e outros users também. A equipa até é boa, precisa de um ou outro reforço é verdade, mas o treinador deixa muito a desejar! Concordo com o que foi dito pelo user 10A, até parece que perdemos um plantel inteiro, segundo o treinador. Um ou outra jogada interessante e nada mais(. . . ). Ou o treinador começa a meter a equipa a jogar a sério e nas posições certas, ou prevejo uma péssima época! Wendel é um 8 e não um 10, Marcos Acuna já se percebeu que a 10 jo...ler comentário completo »
track194
2018-08-05 23h10m por 10A
Encontra a palavra suplente no meu comentário e envio-te já 1. 000€ para o Nib que me deres.
Eu disse, titulares absolutos, que só conto Gelson e Patrício.
Ora vejamos os factos do campeonato:
Gelson fez 31 em 34, falhou o Dragão pelo "Cu Bo Ti Fim di Mundo", titular.
Rui Patricio fez 34 em 34, titular.

Vejamos agora os outros:
O William fez 24 em 34 jogos.
O Battaglia fez 33 em 34 jogos.

O Piccini fez 24 em 34 j...ler comentário completo »
10A
2018-08-05 22h50m por track194
O William era suplente? Extraordinario como um suplente consegue ser o titular da selecçao.

Quer queiram quer nao o William era uma peça importantissima no 11 do Sporting e quem percebe de Futebol e sabe ver os jogos e nao apenas onde esta a bola sabe bem do que falo, enorme jogador e enorme aquisiçao do Betis.

Ja agora o Piccini era o titular e na minha opiniao o melhor Lateral Direito do Sporting, venderam por 7 Milhoes e foram buscar o Bruno Gaspar por quase o mesmo preço, horrivel decisao.
Jokky
2018-08-05 22h40m por Nomak
Como assim? Esse comentário é baseado apenas no futebol e pelo facto de termos ficado mais perto do Porto? E o passivo, assistências no estádio duplicadas, nº Sócios?, modalidades, transparecia de negócios e relatório de contos, etc? Não faz sentido comparar o Sporting dos últimos 3 anos com essa altura só porque tivemos alguns 2ºs lugares. Agora, se alguém quer acreditar que depois de esperar tantos anos, que vai aparecer alguém melhor, ta no seu direito.
JMCLSCP e eduscp
2018-08-05 22h33m por 10A
Piccini e William andavam sempre aleijados.
Rui Patricio e Gelson eram os únicos titulares absolutos, os restantes eram rotativos, Piccini com Ristovski e William com Battaglia que foi só o mais utilizado do ano.

O Coentrão era emprestado pelo que não se pode contar à cabeça como sendo do Sporting, mas mesmo assim está a ser negociado para voltar, aceito que contem com ele.

Começarem a apregoar que o Sporting está destruido é só estúpido, quando o onz...ler comentário completo »
Nomak
2018-08-05 22h33m por Jokky
Quando digo que ninguém se vai candidatar era no sentido do todo. Isso pode afetar a candidatura do Ricciardi mas ainda há outras pessoas que são candidatos. E o que disseste no início não é verdade. O Sporting de 2003 a 2009 não era assim tão diferente dos rivais. Existiram anos em que o Porto destruiu mas nunca houve assim uma diferença tão grande, o mesmo se passou nos últimos agora. E na altura não pagavam milhões por treinadores, até o sérvio ia receber um balúrdio e não tinha currícu...ler comentário completo »
eduscp11
2018-08-05 22h26m por mulscp
Claramente estava a ser irônico, Peseiro é horrivel, so fez um bom trabalho no nacional se não estou em erro. O "presidente" dizia que neste momento um treiandor Português seria o indicado mas eu discordo totalmente, precisamos de algo muito diferente e um estrangeiro seria o ideial. Tipo como era o caso do Almeyda ou Gallardo do River, ambos treinadores que sabem tirar o máximo dos jogadores e "acordar gigantes", com um perfil idêntico ao de Simeone
Jokky
2018-08-05 22h24m por Nomak
Se tiveres em conta que num espaço temporal de 30 anos apenas com Bdc não houve gestão à imagem da actual direcção, não vejo porque é que é tão difícil perceber que BdC ainda tenha quem o apoie apesar dos erros.

PS: Já (1)2 pessoas da actual direcção despediram-se para se juntar à lista do Ricciardi, apesar de terem garantido publicamente que nenhum deles tinha essa ambição.
OUTRAS NOTÍCIAS
Benfica
Mercado
Benfica vai voltar à carga
Estão de volta as negociações do Benfica por Gabriel, segundo relata o jornal Record. E o empresário do jogador dá mesmo força a esta situação....
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
aldantrop 20-08-2018, 09:20
fanaticobenfica23 20-08-2018, 09:20
toysrus 20-08-2018, 09:18
toysrus 20-08-2018, 09:15
Sirius_13 20-08-2018, 09:13
toysrus 20-08-2018, 09:06
21_savage 20-08-2018, 09:03
1919Belenenses 20-08-2018, 08:32
Dfg_77 20-08-2018, 08:28
1919Belenenses 20-08-2018, 08:23
jfs79 20-08-2018, 08:20
jfs79 20-08-2018, 08:13
Dfg_77 20-08-2018, 08:06
jfs79 20-08-2018, 08:03
jfs79 20-08-2018, 07:43
AZ
azulado 20-08-2018, 07:15