Follow Soccerzz on Twitter
      O meu mundo aos quadrados
      José Pedro Pais
      2018/08/28
      E6
      "O meu mundo aos quadrados” é uma coluna de opinião que pretende fugir ao império comunicacional dos três grandes, sob a perspetiva de um adepto do futebol pela positiva, profissional e transparente, que por acaso é boavisteiro.

      O paradigma comunicacional no futebol português tem-se vindo a alterar profundamente ao longo dos últimos anos.

      Portugal, um país fértil em talento futebolístico semeado por uma paixão exacerbada, diverge do resto da Europa no alinhamento entre o marketing e a comunicação, como se seguissem dois caminhos perpendiculares.

      Com isto refiro-me, naturalmente, ao aparecimento da figura do diretor de comunicação nos três sintomáticos candidatos ao título.

      Desde o aparecimento desta figura (na verdade ela já existia anteriormente, mas não tinha o destaque que agora tem) surgiram inúmeras práticas condenáveis, que põem em causa o trabalho de valorização e construção das marcas levadas a cabo pelo marketing dos clubes.

      Daí resultou um novo problema: a partir do momento em que os clubes percepcionaram a importância do engagement dos seus apoiantes, passaram a criar conteúdo próprio (entrevistas, blogs, notícias, etc..) através das suas plataformas (redes sociais, apps, site, sms, mail), e com isso puseram, ainda mais em causa, a sobrevivência dos já bastante débeis meios de comunicação social desportivos.

      A subserviência dos jornais perante a lógica tricéfala dominadora do futebol português tornou-se insuficiente para satisfazer o interesse comunicacional dos clubes.

      Os consumidores de futebol, claramente tribais na generalidade, para consumirem informações acerca do seu clube, deixaram de necessitar de comprar jornais desportivos porque o próprio clube passou a fornecer-lhes diretamente todo o conteúdo de que necessitam.

      Este “consumidor”, regra geral, não procura informações imparciais ou diferentes pontos de vista. Procura sim a “cartilha” do clube, argumentos que lhe permitam espicaçar os amigos nas discussões, as comparações com exemplos semelhantes dos rivais no passado (ainda que colidam sempre com exemplos contrários também no próprio clube, alimentando a eterna incoerência dos fenómenos tribais).

      E os clubes fornecem-lhes.

      Desde aí assistimos a um retrocesso do trabalho jornalístico desportivo que, para sobreviver, tem agora que procurar constantemente o caminho da provocação, da interpretação errada/abusiva, dos clickbaits e da polémica.

      Uma política de “terra queimada” que fez escola na CMTV e que parece ter-se espalhado pela maioria dos jornais desportivos.

      Na conferência de imprensa de Jorge Simão após o jogo Feirense-Boavista (jogo bastante duro onde o Boavista foi claramente prejudicado), apesar de ter sido continuamente instigado a comentar os casos de arbitragem e se ter recusado, preferindo “valorizar as coisas boas que viu dentro de campo”, um jornalista resolveu perguntar se também “valorizava o facto dos adeptos terem dirigido insultos ao árbitro”, num tom claramente provocatório e sarcástico. 

      Na falta de qualidade para o desempenho da sua função, este boçal preferiu ir pelo caminho provocação brejeira, como se de uma novidade num jogo de futebol se tratasse.

      A título de curiosidade fui consultar as contas de um dos principais jornais desportivos do país - o único que não se encontra inserido num grupo económico e que, como tal, se torna mais simples de avaliar - e foi sem grande surpresa que constatei que nos últimos três anos acumula 3,3 milhões de euros de prejuízo.

      Em suma, o jornalismo desportivo deve então refletir profundamente acerca do seu modus operandi e talvez levar como exemplo o caso do zerozero que, através de um jornalismo isento e sem sensacionalismo, tem galopado em visualizações e followers.

      Em tempos de fake news, a verdade e a isenção é trendy ;)

      P.S.: seria interessante conhecer as vendas do jornal “A Bola” na segunda feira (27), quando fez uma belíssima capa com a vitória do Fernando Pimenta, por comparação com outra qualquer 2ª feira em que não tenham jogado na véspera Benfica, Porto ou Sporting.



      Comments

      Would you like to comment? Just register!!
      motivo:
      ENo comments made.