Follow Soccerzz on Twitter
      História

      Liga Europa: Décadas de emoção

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E0

      A Liga Europa ainda é uma jovem competição, mas a antiga Taça UEFA  tem uma longa história que remonta a 1971/72. Juventus, Liverpool e Inter, com três troféus conquistados, são os clubes mas premiados da competição. 

      Mas tudo começou muito antes com a Taça das Cidades com Feiras, uma competição criada em 18 de Abril de 1955 por iniciativa do suíço Ernst Thommen, do Italiano Ottorino Barrasi e do inglês Stanley Rous - que viria a ser o futuro presidente da FIFA -, com o intuito de promover as Feiras internacionais que decorriam por toda a Europa. 
       
      Há muito que jogos amigáveis e torneios eram realizados em diversas cidades da Europa ao mesmo tempo que se realizavam as feiras internacionais. Para dinamizar o intercâmbio entre as cidades onde se realizavam as Feiras criou-se esta competição, que no ínicio se destinada exclusivamente a clubes provenientes de cidades com feiras internacionais.
       
      O sucesso da prova fez com que em 1971 a UEFA passasse a tomar as rédeas da organização da mesma, reestruturando a competição e alterando-lhe o nome.
      A UEFA reconhece a Taça das Cidades com Feiras como a precursora da competição, mas não reconhece os resultados obtidos pelos clubes na competição por não ter sido a UEFA a organiza-la, e como tal os vencedores da competição até 1971 não têm os seus títulos incluídos na lista de vencedores da UEFA. 
       
      Desde 1972 , clubes de onze países já conquistaram o troféu, sendo a Itália - com nove troféus - o país mais titulado. Portugal tem uma tradição na competição que remonta à primeira edição quando participaram o Setúbal, Porto e Académica. 
      Nesse ano em que a final foi inglesa e o Tottenham bateu o Wolverhampton, os sadinos ao chegarem à 3ª eliminatória foram a melhor representação portuguesa.
       
      Nos dois anos seguintes o Setúbal chegou aos quartos-de-final eliminando entre outros a Fiorentina e o Inter na primeira época, e o Leeds United na segunda.
       
      O Benfica seria o primeiro clube português a ultrapassar os quartos-de-final. Foi na época de 1982/83 que após eliminarem a Roma nos quartos, afastaram os romenos do Universitatea Craiova nas meias e perderam a final para o Anderlecht (0-1 em Bruxelas e empate 1-1 na Luz).
       
      Depois de nos anos 70 o domínio ter sido repartido por ingleses e alemães com três títulos cada e holandeses com dois, os anos 80 marcaram um período em que nenhum país assumiu domínio. O destaque desses anos vai para Real Madrid e para os suecos do IFK Göteborg com dois títulos cada.
       
      Com a vitória do Nápoles de Maradona sobre o Stuttgart em 1989 inicia-se o período de domínio italiano na competição. Em sete épocas a Taça UEFA vai seis vezes para Itália. A única taça que escapa à tirania italiana neste período é a de 1992 em que o Ajax de Bergkamp bate os italianos do Torino.
      Durante estes sete anos assistiram-se ainda a três finais “italianas”: Juventus x Fiorentina, Inter x Roma e Parma x Juventus.
       
      Após sete anos de finais com italianos, para variar, o Bayern de Klinsmann defrontou o Bordéus de Zidane e companhia. 
      Mas nas três edições seguintes os italianos voltariam às finais: o Inter perdeu com o Schalke 04 na última edição da competição em que a final foi disputada a duas mãos, mas no ano seguinte em Paris vingou-se e bateu a Lazio por 3-0 em mais uma final transalpina. Em 1999 foi a vez do Parma bater o Marselha em Moscovo na última final disputada antes da fusão da Taça das Taças com a Taça UEFA.
       
      É já no novo quadro competitivo que os turcos do Galatasaray surpreendem a Europa batendo os ingleses do Arsenal na final. Seguiu-se a mais famosa final da competição, quando o Liverpool bateu o Alavés por 5-4 através do golo de ouro
       
      Na lista de vencedores seguiu-se o Feyenoord que a jogar na sua "banheira" de Roterdão  venceu o Dortmund por 3-2. 
       
      2003 é o ano em que Portugal inscreve o seu nome no livro dourado da competição. Em Sevilha, Espanha, o FC Porto vence o Celtic após prolongamento, trazendo para o nosso país o troféu que faltava, dado que os três grandes já tinham conquistado tanto a Taça dos Campeões, como a Taça das Taças, a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental.
       
      Depois da vitória dos azuis e brancos, iniciou-se mais um ciclo da competição em que as vitórias foram repartidas entre espanhóis e equipas da ex-União Soviética (Rússia e Ucrânia).
      Em 2005 a UEFA introduziu uma fase de grupos na competição e nesse mesmo ano o Sporting tornava-se o terceiro clube português a chegar à final, disputada precisamente no seu estádio.
      Perante 52,000 espectadores os leões sofreram uma das mais duras derrotas da sua história: 1-3 contra o CSKA de Moscovo.
       
      Para a época de 2009/2010 a UEFA voltou a mexer na competição, reorganizando o sistema de grupos, e uniformizando os horários, e alterando o nome da competição para Liga Europa. Em Hamburgo, o Atlético de Madrid de Forlán, confirmou o recente ascendente dos espanhóis na competição e venceu os ingleses do Fulham por 2-1, enquanto no ano seguinte, na cidade de Dublin, a primeira final 100% portuguesa da história das competições europeias dá uma vitória do FC Porto sobre o Sporting de Braga por 1-0, garantindo a segunda vitória na competição aos dragões.
       
      Em quarenta edições da prova o sueco Henrik Larsson é o melhor marcador com 40 golos em 56 jogos disputados com as camisolas do Feyenoord, Celtic, Barcelona, Manchester United e Helsingborg.
      O jogador com mais jogos é o italiano Giuseppe Bergomi que disputou uns impressionantes 96 jogos, sempre com a camisola do Inter de Milão.

      Comments

      Would you like to comment? Just register!!
      motivo:
      ENo comments made.