Mete lá Pra Cima
Bruno Matias
2018/09/29 00:41
E6
"Mete Lá Pra Cima" é um espaço de opinião livre e direto , acompanhado de uma visão critica do futebol, do desporto e das decisões que o influenciam diariamente.

Início, no dia de hoje, um espaço de comentário quinzenal no zerozero. Antes de me debruçar sobre a temática que aqui trago hoje, não posso deixar de agradecer o convite do Luís Rocha Rodrigues, esperando que este seja mais um contributo para uma reflexão séria e credível sobre o futuro do futebol e do desporto em geral. 

 

No início desta semana, o capitão do S.L. Benfica decidiu pôr fim à sua longa carreira. Foram 15 anos de águia ao peito e nos quais venceu 20 títulos. A dedicação, lealdade rara e capacidade de liderança, sobressaíram ao longo deste período, qualidades pessoais e humanas enaltecidas pela generalidade dos adeptos de futebol, particularmente relevantes num período em que escasseiam casos deste tipo no futebol mundial. Os diversos treinadores do Benfica ao longo dos anos foram salientando isso – a liderança de grupo, a capacidade de unir o plantel nos momentos difíceis e o papel fundamental que teve no período em que o cube atingiu o tetra.  

 

É por isso que, no final de 15 anos de dedicação ao clube e depois de ter dito que apenas terminaria a carreira no final desta época desportiva, foi recebida com espanto a notícia de que terminaria a carreira ainda no mês de Setembro. A decisão, para além de surpreendente, é estranha - Luisão preparava-se para mais uma época, estava fisicamente apto e nenhum jogador de futebol inicia uma época em junho para terminar a sua carreira três meses depois sem ter participado um único minuto em competições oficiais. 

 

É isso faz com que se levantem mais dúvidas do que certezas sobre a sua reforma antecipada, deixando no ar a ideia de que o Benfica tentou, de qualquer forma, desfazer-se do seu capitão.

  

As razões podem ser várias, mas há uma que salta à vista: O elevado salário do Capitão (com 37 anos) com zero minutos contabilizados nesta época desportiva. O incómodo era tal que o próprio jogador deixou recados através das redes sociais quando nem sequer era convocado por Rui Vitória, dando o atual treinador da equipa a entender que já nem para liderar o balneário o jogador seria útil.  

 

Ora, se é verdade que Luisão tem 37 anos e se a equipa tem opções válidas e jovens para o centro da defesa, porque razão o Benfica renovou o contrato do jogador ainda no passado mês de julhoPorque não foram suficientemente frontais com Luisão e com o seu papel no clube, quando nos últimos dois anos quando tentaram, por diversas vezes, “livrar-se" do jogador e do seu pesado ordenado através de propostas tentadoras para campeonatos mais competitivos, tentando uma “saída limpa”? Porque razão iludiram o jogador com um final de carreira em glória (e em campo) quando nem um único minuto em competições oficiais realizou?

  

Estas perguntas passaram pela cabeça dos adeptos benfiquistas nos últimos dias, esperando com expectativa os esclarecimentos devidos. Sobre esses esclarecimentos, a minha convicção é a de que, mais uma vez, o Benfica não esclarecerá cabalmente as razões para este súbito e repentino desaparecimento de Luisão enquanto atleta do clube.  
 
No fim do dia, certezas só a de que Luisão terminou a carreira quando não queria, magoado com o treinador e com um estádio repleto de cadeiras vazias. Seria esta a despedida devida a um profissional raro como Luisão? Não me parece...

 

[Artigo redigido esta quinta-feira, dia 27]



Comentários (6)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EL
Sem sentido
2018-10-09 14h03m por elvisrocha
Está opinião nao é valida, nao sei donde baseia-se este artigo. Luisão pôs fim a sua carreira como futebolista no Benfica e asseguro que está contente por todo o seu tempo de águia ao peito.
O que pasa é que nao se pode manter o mesmo ritmo quando tens 20 anos e quando tens 36. Havia na recta final da sua carreira jogadores no plantel melhor em forma e que mereceram jogar em detrimento de Luisão. De modo algum houve ingratidão do Benfica, até porque, em qualquer equipa jogam os que...ler comentário completo »
Este Bruno Matias. . .
2018-10-06 10h56m por Briosa_Amor
Eu só gostava de saber é por que é que um antigo presidente da direcção geral da Associação Académica de Coimbra surge com um símbolo do Sporting afeto à sua foto de cronista e ainda por cima com uma peça intitulada "Ingratidão e Esquecimento".
Despedida de Luisão
2018-09-29 12h07m por MisticaEncarnada
Concordo parcialmente com a opinião defendida neste artigo. Por um lado, não sabemos ao certo o que levou Luisão a terminar precocemente a ligação ao Benfica, uma vez que tinha contrato até ao final desta temporada. Por outro, a despedida num estádio vazio, sendo que ainda vai haver um jogo com antigos jogadores com os quais Luisão jogou e não num jogo oficial demonstra a pobreza de valores com a qual o clube foi invadido com esta estrutura amadora (no que diz respeito ao desporto em si, porque só querem saber de contas).
Saudações
Bruno Matias
2018-09-29 10h57m por pgct28
Este sr inicia o seu espaço de opinião com uma enorme preocupação sobre o Benfica. . . infelizmente com muitas suspeitas, muitas difamações e pouco factos!!
Fica o registo de mais um adepto do scp que inicia um espaço a falar do que mais gosta. . . Glorioso!!
Bruno Matias
2018-09-29 10h15m por otario007
Mas do que é que este tipo está a falar? A posição do Benfica sempre foi que o Luisão se reformaria quando quisesse. O Luisão não foi empurrado para fora do clube, ele saiu pelo próprio pé. Admitidamente acabou por sair pela porta pequena, mas isso é porque se reformou com 37 anos, são muito poucos os jogadores que conseguem aguentar tanto tempo em alta competição e ainda serem uteis, e acho que o Luisão se apercebeu que já não era util desportivamente. Tenho a certeza absoluta que o LFV ...ler comentário completo »
tsc tsc. . .
2018-09-29 02h53m por JackLoico
Ao ver este texto só posso pensar que seja d1 Zportista 😂
Não concordo com esta opinião. . . O Luisão era um ativo importante pela sua experiência e liderança, simplesmente no decorrer desses meses não fez por merecer justificar o contrato celebrado e então não haveria como convoca-lo!
Ingratidão?? Esquecimento?? O futebol é o momento e neste momento p Luisão não está para as curvas como esperaria ele e nesse caso o Benfica não pode jogar sem uma opção válida no banco!! ...ler comentário completo »
OPINIõES DO MESMO AUTOR
O percurso de José Peseiro no Sporting chegou ao fim no momento certo. José Peseiro, que é um homem determinado e respeitável, tem tido uma carreira carregada de ...
01-11-2018 19:01