Sporting
Ponto de Vista
Visão sobre o novo técnico dos leões

Apresentamos-lhe Marcel Keizer, o «meticuloso» atento a tudo o que rodeia o leão

2018/11/05 16:14
Texto por Ricardo Lestre

*Artigo publicado no dia 05/11/2018, antes da confirmação da contratação de Marcel Keizer.

Com o despedimento de José Peseiro, o cargo de treinador do Sporting Clube de Portugal ficou, de novo, na montra. Lugar de risco ou não, o certo é que a vaga livre gerou uma onda enorme de especulação em torno do próximo nome escolhido por Frederico Varandas. Os nomes saíam à baila diariamente, mas, perante as declarações do líder máximo dos leões, a lista foi reduzindo. Com isso, a viagem relâmpago a Amesterdão motivou alguma surpresa... e a desconfiança passou a certeza: o próximo homem do leme não vai ser português.

qÉ um treinador moderno, meticuloso e com um pensamento inovador e interessante no que toca ao futebol
Mark van den Heuvel
A chuva de hipotéticos candidatos caiu com força, novamente, até que um deles acabou por ficar. Marcel Keizer, técnico holandês de 49 anos de idade, tem sido apontado com insistência e há já quem garanta que o atual técnico do Al Jazira tem acordo para assumir os destinos do emblema de Alvalade. Pese a breve passagem pelo Ajax, o desconhecimento sobre o seu trajeto no futebol é evidente. O nome, desconhecido para a grande maioria, suscitou dúvidas, muitas dúvidas...

Nesse sentido, e de forma a dissipá-las, o zerozero falou com Mark van den Heuvel, jornalista holandês, que ajudou a traçar o perfil do futuro técnico leonino. Atento à realidade do clube de Amesterdão, Mark atendeu o nosso pedido com um dose grande de boa disposição, mesmo com uma entrada... digamos que um pouco brusca: Quem é Marcel Keizer?

«O Marcel [Keizer] é um antigo jogador formado na academia do Ajax e que chegou a atuar alguns jogos na equipa principal. Jogou inclusive com o Dennis Bergkamp - seu amigo próximo - desde as camadas jovens até à equipa principal. A carreira dele, depois disso, desenvolveu-se em clubes de dimensão inferior. Como treinador, o trajeto foi semelhante. Treinou o SV Argon, Telstar, SC Cambuur, FC Emen... até que a segunda equipa do Ajax [Ajax B ou Jong Ajax] o contactou. Teve muito sucesso na forma como potenciou a equipa durante essa temporada [2016/17]. Realizou um trabalho esplêndido e terminou na parte superior da tabela classificativa da segunda divisão. Ele conhecia e conhece profundamente o clube em todos os aspetos assim como todos os jovens, e isso fez com que surgisse a oportunidade na primeira equipa. O Ajax acabou também por dar seguimento à sua conhecida política: aposta nos jogadores jovens e nos treinadores jovens», começou por dizer.

A curta estadia na equipa principal do Ajax

O trabalho realizado por Keizer na formação dos Godenzonen mereceu muitos elogios, mas após a temporada super positiva na formação B e a saída de Peter Bosz surgiu um desafio bem mais complexo... ao qual o técnico não conseguiu corresponder de forma tão positiva.

Marcel Keizer
Ajax
2017/2018

24 Jogos
14 Vitórias
5 Empates
5 Derrotas

66 Golos
26 Golos sofridos

ver mais »
«Quando o Peter Bosz saiu para assumir o Borussia Dortmund ele foi promovido para a equipa principal. E as coisas para ele não podiam ter corrido pior. Houve a situação do Appie Nouri [referindo-se ao ataque cardíaco que jovem sofreu num encontro de pré-época] que afetou e muito o plantel e o clube. Foi um acontecimento terrível. Para um novo e jovem treinador esse foi o pior início possível. Depois as derrotas frente ao Nice e ao Rosenborg para a Liga Europa pioraram ainda mais a coisa. Foi despedido após total de 174 dias no comando do Ajax. Junto com ele saiu o Dennis Bergkamp, uma vez que foi ele quem o sugeriu. O Sporting agora também o pode contactar!», brincou, ainda que com alguma resignação à mistura.

É que, para Mark, o despedimento do técnico acabou por ser injusto. E a culpa vai toda para a pesada herança de Peter Bosz.

«Ele fez tudo o que estava ao seu alcance. No meu entender até o fez bem. Só que os jogadores ficaram tão abalados com o episódio do Nouri que a situação tornou-se insustentável. Deparavam-se quase diariamente com a camisola do miúdo no balneário... Ele fez o que pôde, mesmo em termos de futebol jogado. Na minha opinião, não merecia ter sido despedido. Estava só a cinco pontos do primeiro lugar e a temporada estava bem longe de estar arruínada, mas, devido ao facto de o Peter Bosz ter chegado à final da Liga Europa, as expetativas em torno dele, sobretudo por parte da direção, eram muito altas», atirou.

Keizer com Justin Kluivert, produto da formação do Ajax ©AFC Ajax
Mas... escolher um completo desconhecido ao invés de treinadores portugueses? Parece que, à altura, quando assumiu o comando da primeira equipa do Ajax, o cenário na Holanda não era muito diferente...

«Engraçado que nós aqui na Holanda dissemos o mesmo quando ele assumiu a primeira equipa do Ajax. Só se sabia que ele tinha feito um bom trabalho no Jong Ajax, mas pouco mais. Não sabiamos o que ele valia ao mais alto nível. As questões foram muitas, até porque ele não era assim muito conhecido cá, mas, no cômputo geral e na minha opinião, ele fez um bom trabalho e acabou por ser despedido demasiado cedo», reforçou.

A filosofia e o trabalho com os mais novos

A visão futebolística de Marcel Keizer não deixa de ser intrigante. Sobrinho de Piet Keizer, lenda do futebol holandês, apaixonado pela filosofia de Johan Cruyff - seu treinador no Ajax - e pelo máximo detalhe no que concerne à vertente tática do jogo. Para além disso, é um técnico que priveligia o futebol ofensivo.

«Ele é um treinador virado para o futebol de ataque, sem dúvida alguma. O Ajax sempre praticou um futebol muito técnico e ele adaptou-se bem cedo a isso. Não sei como foi a aventura no Al Jazira, mas podemos dizer que é um técnico com muitas e boas ideias ofensivas», sublinhou Mark van den Heuvel, garantindo que o conhecimento de Keizer relativamente ao futebol de formação pode vir a ser muito útil para uma espécie de renascimento da Academia do Sporting.

Juventude
Marcel Keiser trabalhou de perto com muitas pérolas da formação do Ajax: Onana, De Ligt, Frenkie De Jong, Van de Beek, David Neres, Justin Kluivert são alguns dos nomes mais sonantes
«Claro! Tenho a certeza disso. Ele tem um olho muito apurado para os jogadores jovens. Sempre teve. Vê os jogos todos. Não há nada que não passe por ele... é muito meticuloso nesse aspeto», afirmou.

O dinheiro «faz coisas bem estranhas» e a ida de Keizer para os Emirados Árabes Unidos surpreendeu Mark, ainda que este que não tem dúvidas quanto ao seu futuro. Perante uma ideia de jogo tão vincada... estaremos perante uma espécie de 'Guardiola holandês'?

«Talvez no pouco cabelo? Também se diz o mesmo em relação ao Erik ten Hag [atual técnico do Ajax]. Uma coisa é certa: é um treinador moderno, meticuloso e com um pensamento inovador e interessante no que toca ao futebol», disse, entre sorrisos.

Keizer como treinador do Ajax ©AFC Ajax
Colocando tudo em pratos limpos... o que podem esperar os adeptos leoninos do novo treinador? A resposta é difícil, mas há um dado certo: sem paciência nada se faz.

«Bem, é uma cadeira bem quente [a de treinador do Sporting], não é verdade? Aí em Portugal o despedimento de treinadores é bem mais comum do que aqui na Holanda. Não consigo dar uma resposta concreta, mas se ele for fiel às suas ideias... O Marcel Keizer não vai ser só o treinador da equipa principal, é preciso ter isso em atenção. Ele vai estar atento a tudo o que rodeia o clube. Uma coisa é certa: tem de lhe ser dada uma oportunidade. Precisa de tempo para implementar aquilo que sabe, as suas ideias. Contratá-lo agora e despedi-lo daqui a dois meses não vai dar em nada», alertou.

Tópicos Relacionados
Equipa
Treinador
Comentários (25)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
A vergonha que foi
2018-11-09 06h33m por FinalFantasy
Tantas análises, tantas coisas sobre. . . futebol.
Ainda enaltece mais os VERGONHOSOS artigos sobre o Sinisa, que era tudo e mais alguma coisa.

Racista, machista, de extrema, e por aí fora.

Foram nojentos.
Track194
2018-11-06 06h38m por SCP_SUPPORTER
É verdade também gosto bastante dele. Era o melhor da equipa B e durante a temporada passada defendi várias vezes que devia ser opção.
Talvez
2018-11-06 01h33m por Rodrigo_Sousa_10
E verdade o que toda gente diz também e preciso todas que ganharam títulos até hoje começaram sem nada e um facto agora esperar que surpreenda e que cale todos críticos eu vou esperar que assim seja não vai ter pressão nele vai apostar na formação e algo muito importante portanto acho que podemos quem saber ter uma boa surpresa e se pro ano aqui estiver tenhamos Palhinha e Geraldes no meio campo a dar o máximo
SCP_Supporter
2018-11-05 23h52m por track194
Vocês têm também outro jogador que aprecio muito e que a partir de Janeiro podiam começar a dar-lhe umas oportunidades, o Rafael Barbosa. Só a partir de Janeiro porque ele não está inscrito, Tavares no Portimonense e teve aquele problema com o Presidente da SAD
Lion-heart
2018-11-05 23h05m por ResendeFCA
O Abdelhak Nouri, felizmente, acabou por não falecer, depois do ataque cardíaco que sofreu.
SCP_SUPPORTER
2018-11-05 22h33m por ADrDEIMC1986
Não vou vir para aqui a dizer "Ah eu tinha razão" e não sei mais o quê. O que te vou dizer é que, efetivamente, esse é o conhecimento que tenho do Keizer, e este jornalista (que é alguém com muito mais conhecimento que eu alguma vez poderia ter, muito francamente) disse aquilo que pensava do treinador.
Vamos ver o que fará agora no Sporting. Mas gosto dele, acima de tudo, isso.
Keizer
2018-11-05 21h48m por SCP_SUPPORTER
Sou sincero que depois do que tenho lido, visto e ouvido estou um pouco mais descansado. Ainda assim não estou seguro que foi a melhor opção mas isso só o tempo o dirá. Espero que venha cheio de vontade e que aposte na formação como lhe é apontado (Miguel Luís, Daniel Bragança, Thierry Correia e Elves Baldé merecem todos oportunidades)
gprof
2018-11-05 21h01m por Pzero
olha que não sei. Vou a outras noticias e aparece lá ele sempre a tentar picar. . .
Pzero
2018-11-05 20h59m por gprof
Ele tava a ser irónico. . . deu para perceber.
*
2018-11-05 20h51m por Tarik10
Co Adriaanse
Rodrigo_Sousa_1 0
2018-11-05 20h47m por track194
Diz-me uma coisa, o Boloni sabia o que era ir jogar a esses sítios?

Sabes qual era a experiência do Boloni e seus títulos? A sua experiência era no Nancy na segunda divisão Francesa e o único titulo um Campeonato da Segunda Divisão Francesa sendo que as duas únicas épocas que esteve ao serviço do Nancy na Primeira Divisão desceu-os de divisão outra vez para a segunda, na ultima vez que aconteceu foi despedido e foi para o Sporting, ser campeão.

Nem conhecia o Fu...ler comentário completo »
Do Adriaanse
2018-11-05 20h43m por Tarik10
Esqueci-me deste. . .
Títulos
2018-11-05 20h42m por Tarik10
Eu percebo o receio de alguns Sportinguistas mas o ter ou não títulos vale muito pouco num treinador.
Que títulos tinha Jesus antes de chegar ao Benfica?
Que títulos tinha Rui Vitória antes de chegar ao Benfica?
Que títulos tinham, Mourinho, Fernando Santos, Antonio Oliveira, Bobby Robson, Vítor Pereira, André Villas-Boas, Sérgio Conceição e tantos outros antes de chegarem ao Porto?
Lembro-me do que diziam alguns Portistas de Conceição quando ainda nem tinha a...ler comentário completo »
Keizer
2018-11-05 20h29m por Rodrigo_Sousa_10
Completo desconhecido como toda a gente diz aqui e muito estranho toda esta contratação ainda para mais pagamos para o trazer o que é ainda mais estranho isto é pode vir a ser uma catástrofe de todo o tamanho o será um golpe de génio de varandas pode ser que surpreenda e como digo eu como maioria dos Sportinguistas não acreditam nele não tão nada apesar de algumas estatísticas e uma passagem pelo Ajax de resto é um completo desconhecido veremos pode ser que surpreenda mas é difícil acreditar sou...ler comentário completo »
aldantrop
2018-11-05 20h21m por Pzero
Dá para ver que de futebol não percebes nada.
ZEROZERO/OFF TOPIC
2018-11-05 19h57m por Arshavin_El_10
Para quando a noticia da retirada do Rafael Van der Vaart ??? É importante meter estas noticias quando a jogadores de Classe Mundial que se retiram, façam lá o favor de meter uma noticia se faz favor.
Dumars
2018-11-05 19h44m por track194
Longe de mim querer fazer papel de advogado do diabo mas se falas em pontos é porque estas a falar no campeonato (Holandês, não vamos meter o campeonato das Arabias ao barulho porque o Futebol é totalmente diferente) visto nas outras competições não serem a pontos e no Campeonato ele teve uma media de 2. 24 pontos.

No campeonato Keizer ao pormenor:
Média de 2. 24 pontos (17 jogos, 12 vitórias, 2 empates, 3 derrotas = 38 pontos)
Média de 3 golos marcados por jogo...ler comentário completo »
JS
Não vale a pena
2018-11-05 19h43m por jsilva77
Crucificar um treinador ainda sem jogos feitos pelo clube . . . É uma opção de risco ??? É . . . Mas quem se põe mais a jeito nesta contratação é o próprio presidente . . . Ou é um visionário e corre tudo às mil maravilhas . . . Ou não sabe o que faz . . . Confesso-me impressionado com alguns dos resultados apresentados por este treinador no Ajax, com uma aposta clara nos jovens da formação.

Mais que um treinador, acho que o Presidente do Sporting privilegia um projeto tra...ler comentário completo »
DU
Benefício da dúvida. . .
2018-11-05 19h21m por Dumars
No papel a contratação de Keizer não faz sentido nenhum, um treinador com muito pouca ou nenhuma experiência. Um treinador com uma média de pontos por jogo inferior a 1, 5 pontos.
A correr bem será um sucesso de Varandas, mas na verdade não dá para perceber quais foram os critérios que estiveram na origem desta escolha.
Para mim continuo a dizer que não faz sentido, o Sporting precisava de um treinador com experiência e mais importante provas dadas, de preferência português....ler comentário completo »
LI
Das duas uma
2018-11-05 18h49m por Lion-Heart
Ou o Varandas fez a pior contratação que á memória, ou tem um fantastico olho para treinadores.
Sendo o ultimo, espero que tambem o tenha para jogadores.

Olhando para o menciona no artigo, entendo que foi despedido muito cedo o Ajax, ainda por cima quando ouve o fantasma de uma morte em plena pre-epoca.
Olhando para os jogos do Ajax nessa altura, o Keiser foi despedido com "apenas" 3 derrotas e dois empates, tendo mesmo levado o Ajax a ganhar ao NAC Breda po...ler comentário completo »
PO
Keiser
2018-11-05 18h46m por PortoNoCoracao
Que lhe corra tudo bem neste momento. Achando ainda assim difícil levantar a equipa do buraco que está. Tem bons jogadores e precisa de por a equipa em sintonia . . . .
Mas neste momento todos os clubes da liga nos em qualquer jogo podem perder pontos. . . Não que os grandes ou os aspirantes a grandes não tenham belíssimas equipas mas sim porque o nível das equipas mais pequenas está a subir e a praticarem um futebol mais competitivo . Campeonato vai ser muito disputado . Ainda ass...ler comentário completo »
Sportinguistas
2018-11-05 17h24m por CR28
Não era uma escolha que estivéssemos à espera, mas não vamos crucificar o homem sem ele ter hipótese de provar o que pode fazer, os rivais que digam o que lhes apetecer, vamos apoiar e ver no que dá.
novo treinador scp
2018-11-05 17h06m por mariohrp
Um treinador que nem 1 titulo têm, que praticamente nunca saiu da Holanda, mas valia ter ficado o Peseiro ou o Tiago Fernandes. . .
Um grande treinador
2018-11-05 16h56m por aldantrop
O Sporting conseguiu um treinador ao nível do melhor que já teve. Ao nível dum Vercauteren ou dum Paulo Sérgio.
LI
Keiser
2018-11-05 16h55m por Lion-Heart
Vamos ver no que vai dar. . . .
APOSTAS EM DESTAQUE
1Escolha quanto quer apostar
Aposto
2Escolha suas apostas
OUTRAS NOTÍCIAS
POLxPOR em direto!
Já há onzes oficiais! Acompanhe aqui o Polónia x Portugal em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
BE
bekass2000 16-11-2018, 16:24
BE
bekass2000 16-11-2018, 16:24
LA
Las 16-11-2018, 16:19
MA
Marshmallow 16-11-2018, 16:02
RU
ruiiiii 16-11-2018, 15:48
RI
river_shannon_is_bac 16-11-2018, 15:43
CR28 16-11-2018, 15:40
SO
SoccerNinja 16-11-2018, 15:37
GilCardoso2 16-11-2018, 15:25
TI
tink 16-11-2018, 15:21
DanielMarques88 16-11-2018, 15:11
voltou_apito_dourado 16-11-2018, 14:58
Rubro_Negros 16-11-2018, 14:57
DanielMarques88 16-11-2018, 14:57
DanielMarques88 16-11-2018, 14:56
Arshavin_El_10 16-11-2018, 14:56